Projetos de Pesquisa

Lista de Projetos de Pesquisa Desenvolvidos por docentes do Curso de Engenharia da Computação da UFMA


Paulo Rogério de Almeida Ribeiro (Coordenador)
Financiamento: FAPEMA


Paulo Rogério de Almeida Ribeiro (Coordenador)
Financiamento: CNPq


Shigeaki Leite de Lima (Coordenador)
Financiamento: CNPq


Shigeaki Leite de Lima (Coordenador)
Financiamento: FAPEMA


Shigeaki Leite de Lima (Coordenador)
Financiamento: FAPEMA


Rafael Fernandes Lopes (Coordenador)
Financiamento: FAPEMA


Rafael Fernandes Lopes (Coordenador)
Financiamento: FAPEMA



Rafael Fernandes Lopes (Participante)
Financiamento: FAPEMA


Davi Viana dos Santos (Participante)
Rafael Fernandes Lopes (Participante)
Financiamento: CNPq


Bruno Feres de Souza (Participante)
Financiamento: CAPES


Alex Oliveira Barradas Filho (Participante)
Financiamento: FINEP


Wener Borges de Sampaio (Coordenador)
Financiamento: FAPEMA

Resumo: As tetraplegias ocorrem quando as vias motoras e sensitivas que percorrem a medula espinhal em direção à periferia, e vice-versa, são interrompidas no nível da coluna cervical, entre a primeira e a sétima vértebras cervicais ou em virtude de algumas doenças neurológicas. O que acomete um paciente ao uso de cadeiras de rodas para sua locomoção.
Para melhorar a qualidade de vida de cadeirantes, dando-lhes uma maior autonomia, existe no mercado atual vários modelos de cadeiras de rodas motorizadas. No entanto, qualquer indivíduo portador de uma tetraplegia torna-se incapaz de guiar tais cadeiras, pelo fato de geralmente as mesmas serem guiadas por manches ou joysticks, ou seja, é necessário o movimento das mãos, impossibilitando seu uso. O mercado nacional atual de cadeiras de rodas elétricas possui produtos com os mais variados preços. Cadeiras elétricas básicas são vendidas nos sites especializados por valores que vão de R$ 9.000,00 até R$ 15.000,00. Valores esses que não são acessíveis a todos os cadeirantes.
Este projeto tem por finalidade desenvolver uma ferramenta baseada em processamento de imagens, visão computacional, computação gráfica, aprendizado de máquinas, reconhecimento de padrões, automação e eletrônica que seja capaz de auxiliar um cadeirante com tetraplegia a guiar uma cadeira de rodas motorizadas, utilizando-se comandos gerados por padrões de movimentos da cabeça, voz e e/ou expressões da face.

Esta ferramenta possibilitará a reinserção no mercado de trabalho, retorno aos estudos, sua reinclusão social. Sua aplicação é de fundamental importância no deslocamento de pessoas com paralisias crônicas, advindas de acidentes, distrofas musculares e doenças degenerativas congênitas, bem como em pós-operatório de pacientes com graves enfermidades.


Vandecia Rejane Monteiro Fernandes (Coordenadora)


Vandecia Rejane Monteiro Fernandes (Coordenadora)


Vandecia Rejane Monteiro Fernandes (Coordenadora)


Davi Viana dos Santos (Participante)
Financiamento: FAPEAM

Resumo: No núcleo das habilidades de uma organização para manter a sua vantagem competitiva e inovar está o conhecimento que ela consegue deter e sua capacidade em criar, utilizar e aprender esse conhecimento. As atividades da indústria de software são usualmente intensivas em conhecimento, o que implica na necessidade de existir atividades para Gestão do Conhecimento (GC) e Aprendizagem Organizacional (AO), relativas a todo o ciclo de criação de software. Tanto GC quanto AO são fundamentais para promover a inovação em processos de desenvolvimento de software. Entretanto, uma recente revisão sistemática da literatura mostrou que: i) a engenharia do software tem sido predominantemente dirigida ao armazenamento e recuperação de conhecimento, ignorando assim aspectos importantes, tais como a criação, transferência e aprendizagem de conhecimento; ii) a busca por agilidade em seus processos de software e o consequente investimento no desenvolvimento ágil de software tem focado principalmente em atividades que exploram e são dirigidas ao conhecimento tácito, enquanto que o desenvolvimento tradicional de software, usualmente aplicado na construção de sistemas em larga escala, tem se concentrado principalmente em atividades de GC explícito; e iii) nenhuma compreensão detalhada sobre que fatores podem levar ao sucesso da GC e AO nas organizações de software foi apresentada até o momento. Portanto, os principais objetivos desta colaboração nacional e internacional são: 1) relacionado à Pesquisa – propor e avaliar experimentalmente tecnologias (técnicas, métodos, processos e ferramentas) para facilitar a adoção de GC e AO na indústria de software, assim como uma teoria de compartilhamento do conhecimento para auxiliar a melhoria de processos de desenvolvimento de software. Essas tecnologias serão propostas em colaboração com pesquisadores de duas instituições brasileiras (UFRJ e UNIRIO) e com uma instituição de pesquisa sueca (Blekinge Institute of Technology (BTH)); 2) relacionado à Capacitação – permitir o intercâmbio de jovens pesquisadores e estudantes de doutorado com grupos de Pesquisa com pesquisadores com expertise em melhoria de processo de software e GC, fortalecendo um jovem grupo de pesquisa local, além da organização de atividades locais com a participação de graduandos, pesquisadores e profissionais da indústria visando à disseminação das práticas da GC e AO na engenharia do software resultantes neste projeto; 3) relacionado à Inovação apoiar a inovação em melhoria de processo de software através da transferência para indústria das novas tecnologias para GC e AO propostas.